Camargo Corrêa Infra
Camargo Corrêa Infra

Sustentabilidade

Tendo a sociedade como nosso cliente final, é nosso papel deixar um legado socioambiental em todas as regiões que atuamos. A Camargo Corrêa Infra será uma agente de transformação social comprometida com o desenvolvimento socioeconômico das geografias onde atua.

A Geração de Valor está presente em todos os nossos projetos. Entendemos que ser sustentável não é mais um diferencial, e sim, uma parte essencial do nosso negócio. Com o nosso Sistema de Gestão Socioambiental, disseminamos boas práticas e soluções ambientais e sociais estratégicas para todos os nossos públicos, do cliente à comunidade.

Foto: Paulo Vitale

• Valor para o negócio

Antes mesmo de entrar em uma região, a Camargo Corrêa Infra realiza um diagnóstico do local com indicadores socioeconômicos, ambientais e de segurança pública. Tudo com apenas uma ferramenta: o Geoportal.

O Geoportal, um sistema de georeferenciamento de informações, foi desenvolvido pela nossa empresa e é voltado para apoiar a prospecção de novas oportunidades de negócios, desenvolver propostas e criar planos de ação socioambiental específicos para cada projeto.

Com essa ferramenta, analisamos todas as características das regiões que atuamos e podemos dar soluções assertivas para os desafios socioambientais que vamos encontrar.

• Valor para o cliente

A Camargo Corrêa Infra entende as necessidades de cada cliente e os desafios socioambientais de seus empreendimentos durante a fase de operação. Com uma postura responsável e ética, atuamos de forma eficaz para entregar ao cliente a melhor solução de engenharia e sem conflitos com as comunidades próximas ao projeto.

Além disso, mantemos programas de atendimento à legislação e requisitos corporativos com inspeções regulares, treinamentos com nossos profissionais e postura ética em todas as nossas interações.

• Valor para a operação

No nosso Sistema de Gestão Socioambiental, temos programas e ferramentas para garantir o uso responsável de recursos naturais em nossas obras e também para a melhor relação com os nossos profissionais e as comunidades do entorno.

Na área social, temos:

Plano de Minimização de Interferências Sociais: indica ações para prevenir paralisações das nossas atividades com a identificação das vulnerabilidades socioambientais da comunidade do entorno e levantamento de riscos.

• Plano de Atendimento a Emergências Sociais: diretrizes e recomendações que deverão ser implementadas em casos de acidentes ou incidentes causados pela obra que envolvam a comunidade, definindo ações rápidas e eficazes.

• Plano de Relacionamento com povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais: orienta a relação de respeito da nossa empresa com os valores e costumes dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, contribuindo para um relacionamento mutuamente positivo.

• Programa Grandes Obras pela Infância (PGOI): voltado ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes com linhas de atuação para os profissionais, fornecedores e subcontratados da empresa. Em 2015,em parceria  com a FGV – Fundação Getúlio Vargas, a Camargo Corrêa lançou um livro sobre este programa. Para acessá-lo, clique aqui.

Na área ambiental, temos:

• Bolsa de Resíduos – Sistema online que permite a negociação de resíduos entre as obras da empresa e os principais interessados nos materiais (coletores, compradores, fornecedores, processadores, transportadores). Este sistema está dentro da estratégia de reciclar os resíduos gerados minimizando os custos e impactos de sua destinação a aterros regularizados.

• Plano Água – Possibilita conhecer a disponibilidade de água nas regiões onde a empresa atua e minimizar os potenciais impactos que os cenários de abundância, escassez ou conflitos em relação à água geram sobre os seus negócios e as comunidades do entorno.

• Madeira Sustentável – Tem como objetivo o uso de madeira de origem conhecida. O programa possibilita o rastreamento de madeira dentro de uma área de 18.000 ha. O projeto passou por quatro fases, que incluíram o rastreamento do produto desde o fornecedor e a criação de um plano para encontrar madeireiras aptas a participar da iniciativa. Outro resultado alcançado é o suporte técnico que a empresa dá a produtores na obtenção da certificação FSC, necessária para participar do programa.

• Plano de Gestão de Carbono – Com caráter inédito e inovador no mercado da construção civil pesada, antecipando-se à normatização da Política Nacional de Mudanças Climáticas, define metas e compromissos de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) nas nossas atividades.

• Plano Recursos Naturais – Permite avaliar possibilidades de redução da dependência de recursos naturais, como água, areia, brita e madeira na construção das obras. analisando os cenários de  disponibilidade destes recursos nas regiões onde atuamos, a legislação incidente sobre estes produtos e as implicações decorrentes .

• Valor para a comunidade

A Camargo Corrêa Infra busca conhecer os locais que atuará antes mesmo de iniciar a construção de um empreendimento. Entendemos quais serão nossos desafios com as vulnerabilidades e potencialidades que cada região vai nos impor e os desafios das comunidades no seu dia a dia ao receber os empreendimentos durante a fase de construção.

Respeitamos e implantamos as recomendações dos Programas de Controle Ambiental das Obras e, por meio de projetos sociais e com o incentivo ao voluntariado de nossos profissionais, nos inserimos de forma harmônica nas comunidades do entorno durante todo o projeto, deixando um legado social relevante para a região.

Os nossos projetos são definidos por: Projetos de Apoio à Mitigação de Riscos, Projetos de Entrada Rápida, e Projetos de Legado.

Projetos de Apoio à Mitigação de Riscos: têm como objetivo principal evitar os impactos à comunidade causados pela própria obra como, por exemplo, pelo fortalecimento de estruturas de atendimento social e educação ambiental.

Projetos de Entrada Rápida: aplacam situações emergenciais ou apoiam necessidades de menor complexidade como capacitação de mão de obra local, pequenas reformas, qualificação de fornecedores locais e outros

Projetos de Legado: consideramos indicadores socioeconômicos, ambientais e de segurança pública para determinar os principais desafios e demandas de uma região. Em parceria com o Instituto Camargo Corrêa, articulamos com os atores da comunidade – lideranças comunitárias, poder público, cliente, parceiros e profissionais – para o desenvolvimento de um projeto que se torne perene para a população daquela região e que beneficie o local mesmo depois que a Camargo Corrêa Infra finalizar a obra. Como exemplos, temos projetos de empreendedorismo social, geração de trabalho e renda, entre outros.

• Valor para o acionista

A Camargo Corrêa Infra garante o retorno econômico-financeiro ao acionista, incorporando a geração de valor e a gestão socioambiental aos negócios e reduzindo riscos nos projetos de engenharia, no cronograma e nos custos decorrentes . Além disso, mitiga os impactos, gera economia e receitas com produtos e serviços socioambientais, fortalece a relação de transparência com as comunidades vizinhas às obras e aumenta o reconhecimento público e o valor da marca com sua política de integridade, atraindo clientes, investidores e, consequentemente, novos negócios.