Camargo Corrêa Infra
Camargo Corrêa Infra

Perguntas frequentes

Confira as respostas das perguntas mais frequentes feitas ao Instituto Camargo Corrêa.


O que é o Instituto Camargo Corrêa?

O Instituto Camargo Corrêa, criado em dezembro de 2000, é o responsável pelos investimentos sociais da Camargo Corrêa Infra. Sua missão articular e fortalecer organizações que contribuam para a formação cidadã visando ao desenvolvimento comunitário sustentável.

Para tanto, criou três programas: o Infância Ideal, cujo objetivo é contribuir para o fortalecimento das redes de proteção dos direitos das crianças e adolescentes; o Futuro Ideal, dividido em duas linhas, a de fortalecimento de redes e a de geração de renda, voltados para articular e fortalecer as redes de desenvolvimento comunitário e empreendedorismo em prol da geração de trabalho e renda; e o Ideal Voluntário, que facilita a ação voluntária dos profissionais da Camargo Corrêa Infra.

Como o Instituto Camargo Corrêa atua?

O ICC atua no fortalecimento do desenvolvimento comunitário sustentável, com seus programas estruturantes (Infância Ideal, Futuro Ideal e Ideal Voluntário) e suas ações partem do objetivo de contribuir para que as comunidades, preferencialmente onde há a presença das obras da Camargo Corrêa Infra, superem seus desafios.

Como é realizado o investimento social no Instituto Camargo Corrêa?

O Instituto realiza suas ações com recursos próprios e com parcerias institucionais. Nossos projetos são elaborados diretamente baseados do diagnóstico local. Não realizamos abertura de editais ou chamadas públicas.

O Instituto acredita que o caminho para o investimento social possui sete passos:

1. Envolver a comunidade e os profissionais da Camargo Corrêa Infra;
2. Elaborar um diagnóstico local, com a participação da comunidade e elencar as prioridades do município, com base nas informações levantadas no diagnóstico;
3. Atuar em conjunto com parcerias institucionais;
4. Identificar boas práticas – seja no Brasil ou fora dele –, que estejam ligadas a essas prioridades;
5. Adaptar essas boas práticas à realidade local;
6. Implantar os projetos;
7. Avaliar os projetos e monitorar os resultados.

Quais são os critérios de atuação do Instituto?

- Destinar os recursos do Instituto prioritariamente para ações ligadas às comunidades onde se localizam as obras.
- Instituto a serviço da Camargo Corrêa Infra na área do investimento social.
- Instituto como idealizador, articulador, gestor e co-operador dos programas sociais.
- Escolher as comunidades com base no grau de interesse, na contrapartida e no comprometimento do poder público local.
- Fazer uma gestão participativa, envolvendo na implantação dos programas, além do poder público, vários atores sociais.
- Alinhar as ações do Instituto a iniciativas já existentes nas comunidades, tanto pelo poder público quanto pelo terceiro setor.
- Empresa com causa: ter três programas, com projetos específicos, interdependentes e complementares, como ‘programas estruturantes’ do investimento social da Camargo Corrêa Infra.